terça-feira, outubro 05, 2010

Será que dessa muda alguma coisa?


Todo ano de eleições a mídia vem com o mesmo papo de democracia, e que todos nós, brasileiros devemos cumprir com o nosso papel de cidadãos, mas será que a mídia nos mostra todos o lados dessa competição pelo poder?

Neste ano de 2010 os candidatos à presidência que possuem chance de ocupar esse cargo são: Dilma Roussef (PT, 13), José Serra (PSDB, 45), Marina Silva (PV, 43). Para conhecer os candidatos é necessário entender suas propostas e suas ideologias em relação ao futuro do país.

A candidata Dilma Roussef pretende dar continuidade ao que já foi feito no governo Lula, ampliando programas como o Bolsa Família e implantando novos programas com o propósito de erradicar a miséria na década que se inicia.

José Serra por já ter sido ministro da saúde, produziu suas propostas dando maior foco a área da saúde, mas também apresentou ótimas propostas para segurança como Criar o Ministério da Segurança Pública, concentrado só em tarefas da segurança.

Já Marina que mantêm suas propostas dando ênfase ao meio ambiente, como a substituição de toda a frota de táxis do país por carros elétricos, e a abertura de conteúdos de empresas de comunicação na internet em troca de incentivos fiscais do Estado.

Todos esses três candidatos, estão bem preparados para assumir esse importante cargo, pelo menos é a imagem que eles passam através de suas propagandas eleitorais, mas antes de tomar uma decisão por influência de um grupo de familiares ou amigos o que constantemente ocorre entre os brasileiros é necessário que se faça um estudo detalhado sobre cada candidato, para assim podermos alcançar um Brasil melhor.

Maike Souza n°22

Qual a cara que o Brasil terá?

Estamos em um ano par, o que quer dizer que estamos em ano de eleições. Dessa vez o pleito é para presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais. Temos que escolher um novo presidente, já que o nosso atual, Luís Inácio ‘Lula’ da Silva, já atingiu o tempo máximo de mandato permitido por lei.

Os principais candidatos este ano são Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL).

As propostas da Dilma são basicamente seguir o que o Lula vem fazendo por esses 8 anos e propor algumas melhorias na área de saúde, educação e da erradicação da miséria.

José Serra vem com propostas muito boas na área da saúde e educação com a rede de ensino ProTec, parecida com o ProUni. Criará dois novos ministérios, o dos Deficientes e da Segurança Pública. Também diz que aumentará o salário mínimo para R$ 600,00.

Marina Silva vem com a sua Revolução Verde e diz que com o tempo, deixará o Brasil autossustentável. Como é pedagoga e ambientalista, visará mais o lado da educação e meio-ambiente.

Plínio é um político de esquerda e por isso não é muito popular no Brasil. Suas propostas são bem diferentes das dos demais candidatos, o que faz com que algumas pessoas até duvidem que tal coisa seja capaz de ser feita. Ele defende a igualdade social e a questão da reforma agrária.

O Brasil vem passando por uma boa fase, ainda mais agora com a descoberta do Pré-Sal. Agora espero que o povo brasileiro escolha um candidato capaz de administrar todo esse nosso imenso país.

Por: Felipe David, nº 11, IA08

Eleição 2010 - Propostas e expectativas

Durante as eleições de 2010 nove candidatos aqui estiveram pra concorrer o cargo de presidente. Várias propostas foram apresentadas, muitas das quais concretas e uma grande maioria absurda.
Quem assistiu os principais debates tem uma boa consciência disto. Dentre os quatro candidatos mais cotados, tínhamos basicamente duas linhas de propostas. De um lado, os candidatos José Serra, Dilma Rouseff e Marina Silva defendiam visões liberais de governo, seguindo os preceitos do capitalismo já em aplicação. Do outro lado, o candidato de esquerda Plínio Arruda com seus ideais claramente definidos e seu discurso forte e objetivo.
José Serra, sendo o candidato de um partido extremamente direitista, o PSDB, vinha com propostas ousadas e modernas. Focando seu discurso principalmente na saúde, José Serra comprometeu-se com a melhora deste segmento. Falou também em moradia e saneamento básico.
Dilma Rouseff, candidata centro-direita do PT, veio com um discurso semelhante. Ao debate da Rede Globo ocorrido ao dia 30 de setembro, Dilma se comprometeu à levar água e esgoto tratado à todas as residências do país. Dilma também falou bastante na continuação dos projetos do atual governo.
Marina Silva, pelo PV, seguiu a mesma linha dos outros dois, porém de forma mais concreta e consiente. A palavra “estadista” regula bem Marina. Principalmente oferecendo oposição ao governo, Marina mostrou mais propostas possíveis que utópicas.
Já que citei as propostas utópicas, temos o candidato de esquerda do PSOL Plínio Arruda. Suas propostas foram indescutivelmente as melhores para o futuro do país, entretanto impossíveis de se aplicar na prática. Plínio defendeu a força do estado sob a economia e uma maior participação deste na produção. Defendeu ainda como contra-proposta dos outros candidatos com uma fina ironia.
Enfim, as eleições ocorreram no dia 03 de outubro. Foram ao segundo turno José Serra e Dilma Rouseff. Não podemos estabelecer qual deles tem mais condições de um bom governo. Por isso observar as novas rodadas de propostas dos candidatos, com tempo igual de exibição de propostas e debates mais objetivos. E no dia 31 de outubro o futuro do Brasil será decidido. Quais propostas eles vão apresentar agora?

Autor: Alikan Santos de Almeida

Eleições 2010. Hora de renovar.

Depois de 8 anos de mandato, já estava na hora de Luis Inácio Lula da Silva passar o cargo de presidente à um novo candidato, nessas eleições os candidatos com maior chances são Marina Silva do Partido Verde, José Serra do PSDB e Dilma Roussef do Partido dos Trabalhadores.

A candidata Marina Silve apresenta boa propostas para serem executadas nesses 4 anos de mandato, caso ganhe, das quais fazem parte a concretização do Sistema único de Educação, e inúmeras outras propostas para tornar o Brasil um país auto-sustentável.

O candidato José Serra apresenta como sua principal proposta a melhoria dos sistemas de saúde, e de educação tais como as redes de ensino ProTec, uma rede que será bastante parecida com o já existente Pro Uni, e fazem parte também da proposta do candidato Serra a criação de dois novos Ministérios, o dos Deficientes e o da Segurança Pública.

A candidata Dilma Roussef traz em sua carta de propostas mais uma continuidade do governo Lula do que propostas novas e outras melhorias para o país, o que pode não ser ruim por um lado, vejamos que o Brasil estava crescendo de forma satisfatória, sem dívidas externas, com grande quantidade de emprego e educação de qualidade espalhados pelo Brasil.

Mas sempre devemos lembrar que a escolha do futuro de nosso país não deve ser feita com o intuito de benefício próprio, mas sim do bem comum, já que vivemos em sociedade e assim permaneceremos, escolher um candidato que traga o melhor para a população inteira é o que devemos fazer, para de pensar somente no nosso próprio umbigo, pensar no bem maior. Afinal sozinhos não vamos levar o Brasil a lugar nenhum.


Daniela Mafra. ia08

domingo, outubro 03, 2010

Eleições 2010, um outro povo de uma mesma nação

Desde o começo do terceiro bimestre estamos aprendendo e discutindo sobre a democracia, política e as eleições deste ano. Neste domingo (03/10/2010) ocorrerão as eleições e devemos estar preparados para o voto ou mesmo para pensar sobre.

Os candidatos à presidência que possuem alguma chance de ocupar esse cargo são: Dilma Roussef (PT, 13), José Serra (PSDB, 45), Marina Silva (PV, 43) e Plínio de Arruda (PSOL 50).

A candidata Dilma trás em seus discursos a mensagem de o Brasil continuar mudando, ela afirma que nos últimos oito anos o país só vem crescendo em todos os sentidos, diz estar preparada, mas ela não trás nada de novo em sua campanha, nada muito relevante. Dilma mostra sempre os pontos positivos do governo Lula e diz que é isso o que ela vai seguir, vendo questões como saúde, ensino, famílias carentes e outras prioridades que já vem do governo Lula.

O candidato José Serra por algumas vezes se contradiz, isto é, ele defende o atual governo em alguns pontos e diz que vai seguir as mesmas direções e em outros pontos ele o critica, mas se analisarmos bem esse comportamento é apenas a verdade sendo mostrada. O que foi bom foi bom e o que foi ruim foi ruim, fim da história.

Ele vem com a idéia de uma “Bolsa Jovem” muito interessante, algo realmente relevante que no papel é algo muito bom e eficiente, é uma ótima idéia para melhorarmos a qualidade do serviço no país e também auxiliar vários graduados a começarem seu próprio negócio. Além da educação um dos pontos fortes de José Serra é a saúde e o transporte. Ele mostra obras que foram feitas em todo o estado de São Paulo e principalmente na cidade capital.

Marina Silva tem uma gigantesca história ambientalista em seu currículo, desde quando era filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) até agora que é filiada ao Partido verde, e em ligação a isso ela trás em uma de suas propostas a idéia do desenvolvimento sustentável. Além de ambientalista e buscar sempre lutar pelo meio ambiente, a candidata também é pedagoga, isso dá a ela certo tipo de segurança das pessoas em relação à educação. Vemos então que educação e meio ambiente são suas principais propostas.

Plínio Arruda Sampaio é um político de esquerda que surpreendentemente ganhou algum tipo de atenção nesse período pré-eleições. Ele trás propostas muito diferentes das dos demais candidatos e isso faz com que as pessoas não confiem em suas propostas, principalmente pensando em como algo não será possível.

Ele visa reformas, se mostra contra todos os partidos que mandaram e desmandaram no país nos últimos anos. Ele propõe algo que vários cidadãos necessitados almejam. A reforma agrária. O problema é que essas reformas e principalmente a agrária mexeriam com o bolso dos latifundiários que são ligados a outros tipos de burgueses e assim vai formando uma bola de neve em que todos eles dão algum jeito para fazer campanha contra o candidato.

Entre todos os candidatos vimos propostas para educação e saúde e isso é importante, são necessidades importantes. O próprio povo brasileiro, que infelizmente não tem o costume, nota isso.

Mas pra mim não há como acreditar em nada de nossa política, isso é algo que já vem de décadas. Quem será o culpado? Nós mesmos. Somos um povo passivo, não cobramos, não exigimos, nos calamos por alguns trocados, não nos revoltamos, não perguntamos, não respondemos, não gritamos pela nossa democracia, não sabemos usá-la e o pior, nós não nos interessamos. Essa é a triste realidade brasileira, deixamos de ser um povo que luta por direitos. Então no dia 03, se você achar que temos como, acredite nessa sua idéia e vote com consciência.

Por:Rafael Luís Pinheiro, aluno nº 26 da turma IA08

Sempre a mesma história

Chegando perto da época de eleição a população brasileira começa a se interessar por política, o mesmo acontece com o futebol em época de copa do mundo, e de outros esportes perto de uma olimpíada. Espero que isso não fique só até o próximo mês, mas que o povo brasileiro continue se interessando pelo tema e que cobre seus candidatos naquilo que eles prometeram. 

Para me aprofundar no tema em si, pesquisei um pouco sobre as propostas, sobre a educação que os principais candidatos colocaram em pauta.

Marina Silva é a favor de algo que já ‘funcionou’ na da saúde (SUS), se for eleita vai lutar para que o Brasil tenha um sistema único de educação, onde ira se preocupar em todas as partes da vida de uma pessoa, desde o básico que aprendemos na pré-escola até uma universidade.

Enquanto isso o candidato José Serra já fala sobre a criação de um ProUni do ensino técnico, onde o jovem além de estudar, já pode sair com o diploma e uma profissão. As duas propostas são boas, ao meu entendimento, pena que ainda não estão em vigor, espero que se algum deles ganhar essa eleição esse projeto seja concretizado.

A candidata do PT a presidência Dilma Rousseff é a favor do mesmo projeto de Serra só que desde o ensino médio esse “ProMédio”, porque ficou claro nas notas do Enem dos últimos anos que o ensino publico tem muito o que melhorar ainda. Dilma ressaltou também que a qualidade do ensino no Brasil tem que levar em conta tanto a formação do professor quanto o salário dele.

Thiago Henrique, 27.

Cenário Político Brasileiro

A eleição de 2010 está muito disputada, e trouxeram muitas figuras ate mesmo engraçadas qunado se fala em concorrer a presidência , os candidatos principais são Dilma (PT), Seera (PSDB), Marina (PV) e Plínio (PSOL). Entre vários debates surgiram muitas propostas interessantes e também algumas que não qualquer cabimento. Adisputa segundo os telejornais e jornais está entre Dilma e Serra, mas muitos acreditam que a Marina vai para o segundo turno . Bom o cenário da atual eleição está bastante interessante quando se trata de novas propostas podemos destacar algumas.
Um exemplo éa proposta feita até por mais do que um candidato que no caso é o Serra e Plínio. O Serra tem a proposta de encerrar os impostos em cima de produtos necessários para as famílias, como por exemplo a carne, os materiais de limpeza, entre outros. Já o Plínio pretende acabar com os impostos das pessoas mais pobres pois ele afirma que hoje no Brasil as pessoas com baixa renda fazem de tudo para pagar seus impostos enquanto as pessoas bem melhores de vida conseguem sonegar os seus. A meu ver essas idéias são bem interessantes, pois os impostos assombram os brasileiros, e esse problema precisa ser resolvido. O Brasil tem um dos maiores impostos do mundo.
Entre os candidatos, o que pra mim se destaca mais é o candidato Plínio, mesmo que as pesquisas afirmem que ele não teria chance, para mim suas propostas tem bastante fundamento e também são bastante interessante. É claro que existem algumas propostas um pouco sem cabimento, mas conceteza dentre os candidatos, talvez por sua experiencia de idade, ele é o que se mostra ter um certo conhecimento sobre a situação brasileira e como melhorar. Mas como não estou aqui para fazer campanha de ninguém vou citar os outros candidatos.
O Serra é um dos candidatos com maior índice de votos segundo as pesquisas, ele tem suas propostas voltadas para a saúde, o que é bastante interessante, pois é um grande problema de nosso país. Serra tem conhecimento dessa área e foi reconhecido por isso como a melhor campanha de AIDS no mundo, quando governou São Paulo implantou um sistema de pronto atendimento que esta sendo visto com bons olhos, fora essas ele tem propostas comuns a todos os candidatos.
Dilma é apontada como a principal candidata, muitos dão esse mérito ao atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva, pois sua campanha em seus anos de presidência tem uma popularidade como a melhor de todos os tempos, Dilma afirma que irá continuar o que Lula estava fazendo. Toda a sua campanha está relacionada ao atual presidente, e pelo que podemos perceber parece está funcionando.
Marina já foi secretária do meio ambiente e seu principal compromisso é com o mesmo. Hoje elafaz parte do partido cujo principal objetivo também é a preservação do meio ambiente. Desta forma o que podemos esperar desta candidata está ligado a este setor, o que também é bastante importante.
O Brasil possui a maior parte da Mata Atlântica e nós brasileiros temos que começar a dar mais importância para isso. As outras propostas também são em comum com os demais candidatos.
Por Adriano G. Coppi, aluno da turma IA08

sábado, outubro 02, 2010

Educação e trabalho

A educação e o trabalho, em minha opinião, é o que se há de mais importante para investir no país, com pessoas devidamente educadas e disponibilidade de empregos para todos. A saúde, moradia, alimento e bons salários, irão surgir junto com eles.

O candidato a presidência do PSDB afirma que vai focar suas políticas públicas de capacitação nos cursos técnicos, de nível médio, e nos tecnológicos de nível superior.

Uma das melhores propostas voltadas para educação, embora ache importante investir na educação básica, que é onde é gerado o caráter da maioria das crianças.

Enquanto Plínio afirma que pretende investir 10% do PIB para melhorar a qualidade da escola pública em todos os níveis, mas não diz de onde irá para de investir. E nossa candidata verde diz ter em seu plano de governo uma proposta de incentivo à educação desde a base até o nível superior.

Já em termos de reforma trabalhista, a candidata do PT não se expôs muito, apenas afirmou que ia continuar com a linha de governo atual, o candidato tucano afirma que o país não precisa de uma reforma trabalhista no momento, Plínio defende a redução da jornada para 40 horas semanais sem redução salarial.


Jackson J. Lessa

Voto Consciente, para um Brasil melhor:

A eleição presidencial brasileira de 2010 será realizada em 3 de outubro, em que os brasileiros terão que escolher os “novos” deputados, senadores, governadores e presidente do Brasil. A campanha eleitoral na internet está sendo o grande trunfo dos candidatos. 2010 é o ano em que a “invasão” dos políticos na web, blog, orkut, twitter e diversas outras redes socias começaram a ser utilizadas em busca de conquistar votos, divulgar propostas e candidaturas.
Os candidatos são: Dilma Rousseff (PT), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), José Serra (PSDB), Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). Os candidatos dos maiores grupos políticos são o ex-governador de São Paulo, José Serra , da coligação O Brasil Pode Mais (PSDB), seu maior ideal é a Saúde pública, diminuição dos impostos em cima de remédios e os produtos alimenticios ecenssiais a vida, os que contem na cesta básica. Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PT), ex-ministra-chefe da Casa Civil de Lula, sua principal proposta é continuar o trabalho que o Lula começou, ou seja, continuar distribuindo renda, aumentar a economia, melhorar as políticas sociais, aprimorar os programas oferecidos pelo governo Lula, entre outros. Por fora, ainda vem a Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente de Lula, e sugestivamente sua principal proposta é a valorização do meio ambiente, mas também tem grande foco na educação brasileira. No final de 2009, ela trocou o PT, partido que integrava desde sua fundação, para se juntar ao Partido Verde. Plínio de Arruda Sampaio, o único candidato de esquerda que ganhou destaque nestas eleições, Plínio é o candidato representante do PSOL, seus ideais são de liberdade e a implantação do socialismo, é contra a privatização e pretende retomar as empresas antes privatizadas, propõe a reforma no Brasil, reforma agrária, urbana, da redistribuição de rende. Para o candidato a qualidade no ensino é algo primordial para seu governo. Foi um dos fundadores do PT, porém afirma que seu ex-partido começou a ir contra suas características iniciais, fato que o levou a deixa-lo.
Em toda eleição vemos isso, candidatos prometendo fazer mágica, dizendo que o governo anterior foi desastroso, ou dizendo que irá continuar as mudanças promovidas pelo seu antecessor, pois é, não dá para entender, candidatos tendo visões tão diferentes. Alguns polítos ainda usam de formas inlicitas para conquistar seus votos, tendem a influenciar o povo, promovem campanhas milhonarias, e não duvido que alguns ainda utilizem de dinheiro público para isso.
Uma opinião pessoal minha, para que o Brasil tenha transformações efetivas, seria tornar o voto algo facultativo, torná-lo um direito do cidadão, não um dever. A obrigatoriedade do voto faz com que pessoas despreparadas e sem conhecimento algum na área da política votem, tudo bem que o país é constituído por todos, mas o voto consciente é algo fundamental e para que isso aconteça precisamos de campanhas para isso, algo que deve ser feito pelo próprio governo.
O candidato que apresentou as melhores propostas e passou confiança, em minha opinião, foi o candidato Plínio de Arruda, seu ideal pensa em um todo, e mostra que a educação é a única coisa que pode salvar o país. Plínio comparado com os outros candidatos se mostrou mais seguro nos debates, ele “atacava” com perguntas e ao mesmo tempo sabia se defender muito bem, conseguiu mostrar as fraquezas dos outros e tirar a máscara de alguns. Outro fator que influenciou em minha escolha, foi por que eu não sou a favor de um partido ficar tantos anos no poder, e uma mudança tão drástica seria favorável para mudanças e trabalhos novos na sociedade.



Por: Victor da Silva Alves - nº 28

sexta-feira, outubro 01, 2010

2010: quatro candidatos, 1 futuro

Por Fausto Moraes - http://somalifortress.blogspot.com/

IA08 - nº 10

Mais um ano de eleições. Para presidência, nove candidatos. A grande maioria, como em diversas eleições passadas, partidos nanicos mostram sua vontade em mudar o país, porém, dificilmente são ouvidos e caem no esquecimento.

Por isso, há quatro candidatos mais vistos pelo público. Três deles participaram em todos os debates, e na minha opinião, apenas dois estão mais preparados. Porém, apenas um possui as propostas adequadas para o futuro do Brasil.

Dilma Rousseff, candidata pelo PT, possui grande parte de suas propostas baseadas na continuidade do governo atual. O governo atual foi dito como o melhor em toda a história do Brasil, e realmente, o país melhorou em vários âmbitos. Há também propostas apresentadas no último debate exibido pela Rede Globo, na última quinta-feira (30/09), como a erradicação do analfabetismo.

José Serra, candidato pelo PSDB tem suas propostas baseadas em grande parte na saúde e segurança. Mostra seu trabalho como governador do estado de São Paulo, tendo criado diversos hospitais e clínicas. Pretende incentivar o ensino técnico e criar o ministério da segurança pública para haver um controle nesta área a nível nacional.

Marina Silva, candidata pelo PV apresenta propostas centradas em uma economia sustentável. Boa parte de suas propostas apresentadas em debates terminam centrando novamente na questão da sustentabilidade. Apesar de sua preocupação com o meio ambiente, defende a capitalização da Petrobrás, mas explica que vê nisso, uma forma de adquirir recursos para o investimento em formas sustentáveis de produção de energia.

Plínio de Arruda Sampaio, candidato pelo PSOL tem como suas propostas principais a Reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, Investimento de 10% do PIB inteiramente para a educação e investimento de outros 10% do PIB inteiramente para a saúde. Defende também a Reforma Urbana e a Redistribuição de Renda.

Como dito, apenas um candidato possui as propostas realmente adequadas e diversificadas. Plínio de Arruda Sampaio, aplaudido em todos os debates que participara, mostra sua grande preocupação com o futuro do Brasil com propostas para todas as classes.

Com a reforma agrária, grandes latifundiários terão direto de no máximo 1000 hectares de terra – o que é uma grande extensão. Com isso, as seis milhões de famílias pobres do campo serão assentadas. Com a reforma urbana, as cidades possuirão mais áreas vezes e a descontrolada construção civil cessará, e o meio-ambiente será melhor preservado. Com a redução da jornada de trabalho, há imediatamente a criação de novos empregos e haverá a resolução dos problemas de saúde e educação com os grandes investimentos retirando recursos do Produto Interno Bruto brasileiro (cerca de US$ 1,995 trilhão). A redistribuição de renda diminuirá o abismo entre as classes.

Fonte: http://www.atarde.com.br/videos/index.jsf?id=4730412

SAÚDE E EDUCAÇÃO - para não ficarmos na mão

O IDH é um modelo de avaliação da ‘qualidade’ de países, estados e municípios e possui, além da economia, outros dois principais focos: na saúde e a educação da população. Com o Brasil crescendo cada vez mais na pontuação deste ranking, os quatro principais candidatos à presidência possuem preocupações ‘extras’ com esses setores do país.

Dilma Rousseff (PT) pretende melhorar o sistema atual da saúde adquirindo mais recursos para o SUS, dando maior apoio a hospitais públicos e/ou conveniados ao SUS, criando novas UPAs pelo país, melhorando o SAMU e outros programas envolvidos com a saúde vindos do governo Lula, como o Saúde da Família. Já na educação, o objetivo é priorizar a qualidade, oferecendo treinamentos e melhores salários aos professores, promovendo bolsas e apoio a jovens (para não desistirem dos estudos), criando salas de aula informatizadas, aumentando o número de pré-escolas e dando proteção para os jovens não pararem os estudos para trabalhar.

José Serra (PSDB), ex-ministro da Saúde no governo FHC, traz como principais propostas para a saúde a produção de novos medicamentos genéricos, a diminuição de impostos sobre medicamentos, a entrega de 150 Ambulatórios Médicos de Especialidades em dois anos, além de afirmar que o uso de drogas é ‘um problema de saúde pública’, visando resolvê-lo criando clínicas voltadas ao tratamento de drogados. Já para a educação, Serra propõe a criação do Bolsa-Adolescente (bolsa que os jovens ganhariam para concluir o ensino profissionalizante e iniciar suas carreiras) e obras de infraestrutura nas escolas.

Candidata do PV, Marina Silva dá grande prioridade à educação brasileira, apresentando propostas de aumento de escolas técnicas no Brasil (visando responder às demandas de mercado das regiões e priorizando profissões relacionadas à economia verde), disponibilidade de internet aos professores, e investimentos intensivos em todos os níveis de educação. Já na saúde, a candidata pretende ampliar programas de acesso a medicamentos e associá-los a acupuntura, criar plebiscito para discutir o aborto, investir R$20 bilhões por ano, durante uma década, em saneamento básico em todo o país, incentivar a prevenção de doenças e ampliar o programa Saúde da Família, tornando-o financiado pelo SUS.

Menos cotado entre os presidenciáveis, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) visa utilizar 10% do PIB brasileiro para melhorar a qualidade do ensino público brasileiro, independentemente da região e do nível de ensino. O candidato também defende o fim dos transgênicos (visando a saúde alimentar), defende uma saúde pública universal, integral e com controle social, e que esta possa atender todas as necessidades da população.

Vimos que muito foi proposto em saúde e educação pelos candidatos. Todos nós temos consciência de que apenas possuindo um ensino de qualidade e estando possibilitados fisicamente e psicologicamente é que podemos trabalhar para construirmos um Brasil melhor. Visto isto, considero que as melhores propostas são a ampliação dos genéricos, a continuação de programas como o Saúde da Família, e o aumento de recursos para a saúde pública, para que assim todos os brasileiros tenham seus direitos constitucionais cumpridos. Já na educação, o principal objetivo é fortalecer o ensino público em todos os níveis, fortalecendo também os profissionais da área. Considero interessante a proposta do candidato ‘tucano’ sobre a criação do Bolsa-Adolescente, já que muitos jovens sofrem excessivamente para concluir o ensino superior e muitas vezes não possuem recursos para aplicarem o que estudaram por, no mínimo, três anos. Com essa bolsa, os novos profissionais formados terão chances de se manter economicamente e outros programas, como o Bolsa-Família, que apenas gastam o dinheiro público e não trazem retorno nenhum ao país, poderão acabar.


Bruno César - nº 08 - IA08

Eleições 2010 por Alisson Silva

No dia 03 de outubro de 2010, será decidido o futuro do nosso país, através do voto. Serão disputados os cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente.

Para o cargo de presidente da república contamos com nove opções: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda (PSOL), Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU), Ivan Pinheiro (PCB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Levy Fidelix (PRTB). Contudo os únicos candidatos que ganham certa representatividade nessas eleições são os quatro primeiros.

Dilma Rousseff está na frente em todas as pesquisas, contudo já não cresce mais e sim o contrário, o que pode ocasionar em um segundo turno. A candidata pretende dar continuidade ao governo Lula, o mais popular e satisfatório de todos os tempos, ampliando programas como o “Bolsa Família”, “Minha Casa, Minha vida”, “ProUNI”, além de criação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), diminuindo dessa forma as filas em todos os hospitais do Brasil. Continuará com a distribuição de renda no país, investindo nas microempresas, resultando em um aumento da economia. Almeja extinguir a miséria e diminuir os impostos e o preço dos remédios. Também lutará pela emenda 29.

O presidenciável José Serra pretende dar continuidade ao programa “Bolsa Família”, que como ele disse, é baseado em um dos seus antigos projetos o “Bolsa Alimentação”. Propõe um aumento imediato do salário mínimo para R$ 600,00 e a realização de uma Reforma Previdenciária. Planeja criar dois novos ministérios, o do Deficiente Físico e da Segurança Pública, não a deixando mais a cargo do Ministério da Defesa. Reduzirá o ICMS e também fará a regulamentação da emenda 29. Criará o “ProTec”, muito similar ao “ProUni”, para os alunos interessados em estudar nas escolas técnicas particulares, estimulando a educação profissionalizante no país. O foco deste candidato é a Saúde, já que foi o ministro da saúde no governo FHC, construindo 150 Ambulatórios Médicos Especializados.

A candidata Marina Silva, defende principalmente um desenvolvimento sustentável, tendo uma forte preocupação com a situação ambiental brasileira e propondo o uso de fontes de energias limpas e a troca dos táxis por carros elétricos. Na educação aposta na valorização do professor, com projetos para aumentos consideráveis nos salários dos mesmos, pois acredita que a educação é a base do país
O candidato Plínio de Arruda, o principal representante esquerdista nessas eleições, possui a menor intenção de votos dos quatro presidenciáveis citados. Pretende acabar com o “Bolsa Família” e é a favor das Reformas Agrária, Tributária, Política e Previdenciária. Buscará a estatização das grandes empresas como a Caixa e Petrobrás.

Na minha concepção o Brasil passa por uma boa fase, fruto não só do Governo Lula, mas de muitos outros projetos e campanhas anteriores e que foram continuadas pelos mandatos seguintes. Creio que a solução não é radicalizar, e sim melhorar ainda mais o que já temos. Não sou ligado a nenhum partido e a nenhum político, só almejo que o candidato eleito seja competente e ético o bastante para não se corromper e trazer o prometido progresso da nossa bandeira.

Alisson Pereira da Silva, nº 05, alisson_s4@hotmail.com

Release do debate em sala - André Luís - 06

Neste 3° bimestre, a turma IA08, em 3 aulas, fez um pequeno debate sobre as propostas dos principais candidatos á presidente em 2010. Neste debate, foram avaliados aspectos como a viabilidade das propostas, bem como a história de vida dos candidatos e feitos realizados em outras ocasiões.
O primeiro candidato avaliado foi Levy Fidélix. Além de não ter muita experiência na vida política, visto que nunca assumiu nenhum cargo oficial, ele também apresentava idéias utópicas e inadequadas para a situação atual do país. Idéias como "construir 10 usinas nucleares" e "aumentar o sálario mínimo para 2500 reais".
Outro candidato avaliado foi José Serra. Seu passado político, apresentado no debate, mostra que ele está preparado para o cargo. O maior medo é com relação ao período FHC, com suas privatizações e com o quase fechamento da caixa econômica federal. Visto que ele é do PSDB, a sua candidatura é constantemente associada a Fernando Herique Cardoso. As suas propostas são viáveis e são muito pautadas na área da saúde.
O candidato Plínio Arruda, do PSOL, foi bastante comentado por sua ousadia nos debates, com constantes críticas á imprensa em geral. O assunto mídia também foi bastente comentado. Falamos sobre as artimanhas que todos os candidatos usam para obter o voto da população, a baixaria que está ocorrendo nesta reta final com acusações de todos os lados, quebras de sigilo, acusações de corrupção.
As propostas de candidato José Maria Eymael, são bastante pautadas na família. Com seu slogan "pela família e pela nação" ele apresenta bastante propostas nessa área. Ele é o criador do PSDC (Partido Social Democrata Cristão) e como os candidatos anteriores sofreu com a ditadura militar.
O candidato José Maria, so PSTU, fala bastante da questão do FMI e como isso prejudica o Brasil. Ele propõe o rompimento total com esta entidade e fala bastante da questão dos banqueiros beneficiados e da burguesia.
Quanto a candidatura de Dilma Roussef, foi bastante questionado o fato de ela se apoiar muito no atual presidente Lula, como dizem, ela seria um "fantoche do Lula". As suas propostas são baseadas em continuar os programas de Lula e ampliá-los na medida do possível.
A candidata Marina Silva, fala constantemente do meio ambiente chegando a restringir de forma, ao meu ver, excessiva os seus comentários nessa área. No atual governo, é ela quem cuida do meio ambiente. Teve uma história de lutas e conquistas saindo da pobreza no Acre e desenvolvendo uma carreira política ascendente.
Ao meu ver, o conformismo atual da sociedade dificulta uma análise fiel e consciente das propostas dos candidatos. considero que as propostas dos candidatos, Dilma, Serra, Marina e Plínio são, teoricamente boas e atendem as urgentes necessidades do páis. A maior dúvida é com relação a evetivação dessas promessas. neste ponto, vejo que os dois melhores preparados são inegávelmente Serra e Dilma. Porém, ainda não são totalmente boas. Como diz Plínio de Arruda, a proposta que realmente questiona tudo é sempre ofuscada pela mídia, e isso não se aplica apenas ao candidato Plínio. Se nós tivessemos a garantia de que propostas com as de José Maria Eymael e Marina Silva fossem efetivadas, teriámos um governo que se preucupa essencialmente co o bem estar do povo o do país, sem segundos interesses.

Presidenciáveis – Propostas – IA08

No dia 03 de outubro de 2010 acontecera uma importante escolha, que afetará a vida de milhões de brasileiros nos próximos quatro anos, trata-se da escolha do futuro presidente do país. É uma decisão séria e os candidatos são muitos, cada qual com o seu enfoque nas áreas que interessam o país.

Na disputa pelo cargo de presidente do país são nove os candidatos: Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Eymael (PSDC), Marina Silva (PV), Dilma Rouseff (PT), Rui Costa Pimenta (PCO), Ivan Pinheiro (PCB), José Serra (PSDB), Zé Maria (PSTU) e Levy Fidelix (PRTB).

Plínio de Arruda apresenta uma proposta de esquerda, onde almeja grandes reformas como a reforma agrária, reforma política e tributaria. Apresenta também, uma proposta de estatização integral de grandes empresas como a caixa, Petrobras e Embraer, suas propostas inserem também a estatização da saúde e educação, que na visão do presidenciável, acabaria com as desigualdades geradas entre instituições públicas e privadas.

Marina Silva apresenta em suas propostas um grande enfoque na educação (melhorando o salário dos professores, e aumentando mais o incentivo a educação de qualidade no país) ; Mas a maior parte de seu repertorio de propostas está no crescimento do Brasil de forma sustentável, garantindo que um país pode sim crescer economicamente sem poluir e preservando a natureza.

José Serra mantém algumas idéias de continuidade do trabalho feito no governo anterior (Bolsa Família, ProUNI , Minha Casa, Minha Vida ). Promete também melhorar a distribuição de renda no país, retirando mais pessoas da linha da pobreza e garantindo um futuro econômico mais estável e sólido. Planeja a criação de mais dois ministérios (Ministério do deficiente físico e da segurança pública) e melhorar a saúde no Brasil, idéia que da grande enfoque visto que foi ministro da Saúde no governo de Fernando Henrique Cardoso.


Dilma Rousseff apresenta propostas de continuidade do trabalho desenvolvido pelo presidente Luis Inácio lula da Silva,
pretende também investir nas microempresas, que com o auxilio das propostas de ajuda fundamentada por ela podem aumentar a arrecadação da economia. É a favor também de uma reforma Tributária, diminuindo os impostos e preços dos remédios para que todas as pessoas possam ter acesso aos medicamentos.

Aluno: Paulo Correa de Fraga Neto - IA08 - Nº 25.