terça-feira, outubro 05, 2010

Eleição 2010 - Propostas e expectativas

Durante as eleições de 2010 nove candidatos aqui estiveram pra concorrer o cargo de presidente. Várias propostas foram apresentadas, muitas das quais concretas e uma grande maioria absurda.
Quem assistiu os principais debates tem uma boa consciência disto. Dentre os quatro candidatos mais cotados, tínhamos basicamente duas linhas de propostas. De um lado, os candidatos José Serra, Dilma Rouseff e Marina Silva defendiam visões liberais de governo, seguindo os preceitos do capitalismo já em aplicação. Do outro lado, o candidato de esquerda Plínio Arruda com seus ideais claramente definidos e seu discurso forte e objetivo.
José Serra, sendo o candidato de um partido extremamente direitista, o PSDB, vinha com propostas ousadas e modernas. Focando seu discurso principalmente na saúde, José Serra comprometeu-se com a melhora deste segmento. Falou também em moradia e saneamento básico.
Dilma Rouseff, candidata centro-direita do PT, veio com um discurso semelhante. Ao debate da Rede Globo ocorrido ao dia 30 de setembro, Dilma se comprometeu à levar água e esgoto tratado à todas as residências do país. Dilma também falou bastante na continuação dos projetos do atual governo.
Marina Silva, pelo PV, seguiu a mesma linha dos outros dois, porém de forma mais concreta e consiente. A palavra “estadista” regula bem Marina. Principalmente oferecendo oposição ao governo, Marina mostrou mais propostas possíveis que utópicas.
Já que citei as propostas utópicas, temos o candidato de esquerda do PSOL Plínio Arruda. Suas propostas foram indescutivelmente as melhores para o futuro do país, entretanto impossíveis de se aplicar na prática. Plínio defendeu a força do estado sob a economia e uma maior participação deste na produção. Defendeu ainda como contra-proposta dos outros candidatos com uma fina ironia.
Enfim, as eleições ocorreram no dia 03 de outubro. Foram ao segundo turno José Serra e Dilma Rouseff. Não podemos estabelecer qual deles tem mais condições de um bom governo. Por isso observar as novas rodadas de propostas dos candidatos, com tempo igual de exibição de propostas e debates mais objetivos. E no dia 31 de outubro o futuro do Brasil será decidido. Quais propostas eles vão apresentar agora?

Autor: Alikan Santos de Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário