sexta-feira, outubro 01, 2010

2010: quatro candidatos, 1 futuro

Por Fausto Moraes - http://somalifortress.blogspot.com/

IA08 - nº 10

Mais um ano de eleições. Para presidência, nove candidatos. A grande maioria, como em diversas eleições passadas, partidos nanicos mostram sua vontade em mudar o país, porém, dificilmente são ouvidos e caem no esquecimento.

Por isso, há quatro candidatos mais vistos pelo público. Três deles participaram em todos os debates, e na minha opinião, apenas dois estão mais preparados. Porém, apenas um possui as propostas adequadas para o futuro do Brasil.

Dilma Rousseff, candidata pelo PT, possui grande parte de suas propostas baseadas na continuidade do governo atual. O governo atual foi dito como o melhor em toda a história do Brasil, e realmente, o país melhorou em vários âmbitos. Há também propostas apresentadas no último debate exibido pela Rede Globo, na última quinta-feira (30/09), como a erradicação do analfabetismo.

José Serra, candidato pelo PSDB tem suas propostas baseadas em grande parte na saúde e segurança. Mostra seu trabalho como governador do estado de São Paulo, tendo criado diversos hospitais e clínicas. Pretende incentivar o ensino técnico e criar o ministério da segurança pública para haver um controle nesta área a nível nacional.

Marina Silva, candidata pelo PV apresenta propostas centradas em uma economia sustentável. Boa parte de suas propostas apresentadas em debates terminam centrando novamente na questão da sustentabilidade. Apesar de sua preocupação com o meio ambiente, defende a capitalização da Petrobrás, mas explica que vê nisso, uma forma de adquirir recursos para o investimento em formas sustentáveis de produção de energia.

Plínio de Arruda Sampaio, candidato pelo PSOL tem como suas propostas principais a Reforma agrária, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, Investimento de 10% do PIB inteiramente para a educação e investimento de outros 10% do PIB inteiramente para a saúde. Defende também a Reforma Urbana e a Redistribuição de Renda.

Como dito, apenas um candidato possui as propostas realmente adequadas e diversificadas. Plínio de Arruda Sampaio, aplaudido em todos os debates que participara, mostra sua grande preocupação com o futuro do Brasil com propostas para todas as classes.

Com a reforma agrária, grandes latifundiários terão direto de no máximo 1000 hectares de terra – o que é uma grande extensão. Com isso, as seis milhões de famílias pobres do campo serão assentadas. Com a reforma urbana, as cidades possuirão mais áreas vezes e a descontrolada construção civil cessará, e o meio-ambiente será melhor preservado. Com a redução da jornada de trabalho, há imediatamente a criação de novos empregos e haverá a resolução dos problemas de saúde e educação com os grandes investimentos retirando recursos do Produto Interno Bruto brasileiro (cerca de US$ 1,995 trilhão). A redistribuição de renda diminuirá o abismo entre as classes.

Fonte: http://www.atarde.com.br/videos/index.jsf?id=4730412

Nenhum comentário:

Postar um comentário