sábado, outubro 02, 2010

Voto Consciente, para um Brasil melhor:

A eleição presidencial brasileira de 2010 será realizada em 3 de outubro, em que os brasileiros terão que escolher os “novos” deputados, senadores, governadores e presidente do Brasil. A campanha eleitoral na internet está sendo o grande trunfo dos candidatos. 2010 é o ano em que a “invasão” dos políticos na web, blog, orkut, twitter e diversas outras redes socias começaram a ser utilizadas em busca de conquistar votos, divulgar propostas e candidaturas.
Os candidatos são: Dilma Rousseff (PT), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), José Serra (PSDB), Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). Os candidatos dos maiores grupos políticos são o ex-governador de São Paulo, José Serra , da coligação O Brasil Pode Mais (PSDB), seu maior ideal é a Saúde pública, diminuição dos impostos em cima de remédios e os produtos alimenticios ecenssiais a vida, os que contem na cesta básica. Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando (PT), ex-ministra-chefe da Casa Civil de Lula, sua principal proposta é continuar o trabalho que o Lula começou, ou seja, continuar distribuindo renda, aumentar a economia, melhorar as políticas sociais, aprimorar os programas oferecidos pelo governo Lula, entre outros. Por fora, ainda vem a Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente de Lula, e sugestivamente sua principal proposta é a valorização do meio ambiente, mas também tem grande foco na educação brasileira. No final de 2009, ela trocou o PT, partido que integrava desde sua fundação, para se juntar ao Partido Verde. Plínio de Arruda Sampaio, o único candidato de esquerda que ganhou destaque nestas eleições, Plínio é o candidato representante do PSOL, seus ideais são de liberdade e a implantação do socialismo, é contra a privatização e pretende retomar as empresas antes privatizadas, propõe a reforma no Brasil, reforma agrária, urbana, da redistribuição de rende. Para o candidato a qualidade no ensino é algo primordial para seu governo. Foi um dos fundadores do PT, porém afirma que seu ex-partido começou a ir contra suas características iniciais, fato que o levou a deixa-lo.
Em toda eleição vemos isso, candidatos prometendo fazer mágica, dizendo que o governo anterior foi desastroso, ou dizendo que irá continuar as mudanças promovidas pelo seu antecessor, pois é, não dá para entender, candidatos tendo visões tão diferentes. Alguns polítos ainda usam de formas inlicitas para conquistar seus votos, tendem a influenciar o povo, promovem campanhas milhonarias, e não duvido que alguns ainda utilizem de dinheiro público para isso.
Uma opinião pessoal minha, para que o Brasil tenha transformações efetivas, seria tornar o voto algo facultativo, torná-lo um direito do cidadão, não um dever. A obrigatoriedade do voto faz com que pessoas despreparadas e sem conhecimento algum na área da política votem, tudo bem que o país é constituído por todos, mas o voto consciente é algo fundamental e para que isso aconteça precisamos de campanhas para isso, algo que deve ser feito pelo próprio governo.
O candidato que apresentou as melhores propostas e passou confiança, em minha opinião, foi o candidato Plínio de Arruda, seu ideal pensa em um todo, e mostra que a educação é a única coisa que pode salvar o país. Plínio comparado com os outros candidatos se mostrou mais seguro nos debates, ele “atacava” com perguntas e ao mesmo tempo sabia se defender muito bem, conseguiu mostrar as fraquezas dos outros e tirar a máscara de alguns. Outro fator que influenciou em minha escolha, foi por que eu não sou a favor de um partido ficar tantos anos no poder, e uma mudança tão drástica seria favorável para mudanças e trabalhos novos na sociedade.



Por: Victor da Silva Alves - nº 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário