sexta-feira, outubro 01, 2010

Release do debate em sala - André Luís - 06

Neste 3° bimestre, a turma IA08, em 3 aulas, fez um pequeno debate sobre as propostas dos principais candidatos á presidente em 2010. Neste debate, foram avaliados aspectos como a viabilidade das propostas, bem como a história de vida dos candidatos e feitos realizados em outras ocasiões.
O primeiro candidato avaliado foi Levy Fidélix. Além de não ter muita experiência na vida política, visto que nunca assumiu nenhum cargo oficial, ele também apresentava idéias utópicas e inadequadas para a situação atual do país. Idéias como "construir 10 usinas nucleares" e "aumentar o sálario mínimo para 2500 reais".
Outro candidato avaliado foi José Serra. Seu passado político, apresentado no debate, mostra que ele está preparado para o cargo. O maior medo é com relação ao período FHC, com suas privatizações e com o quase fechamento da caixa econômica federal. Visto que ele é do PSDB, a sua candidatura é constantemente associada a Fernando Herique Cardoso. As suas propostas são viáveis e são muito pautadas na área da saúde.
O candidato Plínio Arruda, do PSOL, foi bastante comentado por sua ousadia nos debates, com constantes críticas á imprensa em geral. O assunto mídia também foi bastente comentado. Falamos sobre as artimanhas que todos os candidatos usam para obter o voto da população, a baixaria que está ocorrendo nesta reta final com acusações de todos os lados, quebras de sigilo, acusações de corrupção.
As propostas de candidato José Maria Eymael, são bastante pautadas na família. Com seu slogan "pela família e pela nação" ele apresenta bastante propostas nessa área. Ele é o criador do PSDC (Partido Social Democrata Cristão) e como os candidatos anteriores sofreu com a ditadura militar.
O candidato José Maria, so PSTU, fala bastante da questão do FMI e como isso prejudica o Brasil. Ele propõe o rompimento total com esta entidade e fala bastante da questão dos banqueiros beneficiados e da burguesia.
Quanto a candidatura de Dilma Roussef, foi bastante questionado o fato de ela se apoiar muito no atual presidente Lula, como dizem, ela seria um "fantoche do Lula". As suas propostas são baseadas em continuar os programas de Lula e ampliá-los na medida do possível.
A candidata Marina Silva, fala constantemente do meio ambiente chegando a restringir de forma, ao meu ver, excessiva os seus comentários nessa área. No atual governo, é ela quem cuida do meio ambiente. Teve uma história de lutas e conquistas saindo da pobreza no Acre e desenvolvendo uma carreira política ascendente.
Ao meu ver, o conformismo atual da sociedade dificulta uma análise fiel e consciente das propostas dos candidatos. considero que as propostas dos candidatos, Dilma, Serra, Marina e Plínio são, teoricamente boas e atendem as urgentes necessidades do páis. A maior dúvida é com relação a evetivação dessas promessas. neste ponto, vejo que os dois melhores preparados são inegávelmente Serra e Dilma. Porém, ainda não são totalmente boas. Como diz Plínio de Arruda, a proposta que realmente questiona tudo é sempre ofuscada pela mídia, e isso não se aplica apenas ao candidato Plínio. Se nós tivessemos a garantia de que propostas com as de José Maria Eymael e Marina Silva fossem efetivadas, teriámos um governo que se preucupa essencialmente co o bem estar do povo o do país, sem segundos interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário