quinta-feira, setembro 30, 2010

Propostas e discussões sobre os candidatos à presidencia

Neste ano de 2010 serão realizadas as eleições para deputados estaduais, federais, governadores, senadores e presidente. Temos nove candidatos à presidência: Dilma Roussef (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Levy Fidélix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU). Desses candidatos os que mais se destacam são o José Serra, a Marina Silva, o Plínio de Arruda Sampaio e a Dilma Roussef.

O candidato José Serra apresenta algumas propostas que darão continuidade ao governo Lula só que com algumas alterações. Ele pretende dar continuidade para o bolsa família, criar novos ministérios (segurança e deficiente), reduzir o ICMS, fazer a regulamentação da emenda 29, dar bolsas de estudo, criar um novo “ProUni”, mas com o nome de “ProTec”, para alunos que querem estudar em escolas técnicas particulares. O candidato prioriza a melhora no atendimento à saúde.

A candidata Marina Silva apresenta diferentes propostas, dentre elas temos a de educação, ela pretende criar um sistema único de educação, pretende criar um programa de terceira geração para que possa ser feito um cadastro único de outros programas para o uso do Ministério do desenvolvimento social, pretende aumentar os impostos de empresas poluentes, pretende trocar os táxis por carros elétricos, entre outras. Ela prioriza o meio ambiente.

O candidato Plínio de Arruda Sampaio é o mais radical, é comunista e pretende trazer a igualdade ao país, ele é a favor da reforma agrária e urbana, pretende extinguir o bolsa família, é o candidato que mais se acha indignado com as propostas dos outros candidatos. Ataca com certa ironia seus rivais.

A candidata Dilma Roussef tem como objetivo no seu mandato continuar o que o Lula começou, ela apóia e luta pela emenda 29, pretende investir em microempresas para aumentar a economia, pretende acabar com a miséria, é a favor de uma reforma política, pretende diminuir os impostos e diminuir o preço dos remédios para que todos tenham acesso aos mesmos.

O povo brasileiro precisa de educação, educação desde pequeno, para que possa votar consciente. Hoje em dia os candidatos trazem diversas propostas, muitas delas são boas e prometem melhoria para o país, mas qual a certeza que temos de que os mesmos irão realizá-las? A educação do povo leva ao conhecimento, a indignação e ao questionamento sobre os candidatos. Muitos brasileiros preferem fechar os olhos em vez de olhar as propagandas políticas, preferem votar no que está ganhando em vez de questionar qual seria o melhor para seu país. Alguns candidatos se beneficiam disso, ajudam as pessoas que possuem menor conhecimento para as mesmas votarem neles. Quando todo o Brasil for educado, tiver senso critico e conhecimento, os candidatos terão que se esforçar muito mais para serem eleitos, e o país irá cada vez mais subir de patamar.



Aluna: Jéssica Weizenmann
Turma: IA08

Eleições 2010

No ano de 2010 estão ocorrendo às eleições. Entre os candidatos que pretendem se eleger a presidência estão, Américo de Souza (PSL), Dilma Rousseff (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Levy Fidélix (PRTB), Marina Silva (PV), Mário de Oliveira (PTdoB),Oscar Silva (PHS), Plínio Sampaio (Psol), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).

Entre todos estes candidatos podemos dizer que os mais divulgados são: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva. A candidata Dilma Rousseff tem como principais propostas a de continuar com programas que o Luiz Inácio Lula da Silva deixou tais como, manter o bolsa família e implantar outros programas pra erradicar a miséria no Brasil. Pretende melhorar a educação, com melhores remunerações aos professores e fornecendo bolsa de estudos aos alunos. Implantar saúde para todos, garantindo mais recursos para o SUS, reforçando a rede de atenção a saúde, unificando ações entre os diferentes níveis de governo. Estabelecer uma reforma urbana para as camadas mais desprotegidas da população. Proteção ao meio ambiente, reduzindo o desmatamento e impulsionando a matriz energética mais limpa do mundo.

Nas propostas de José Serra, ele pretende manter o crescimento de empregos na economia sustentada nos próximos anos, fortalecer o Bolsa Família, reajustar o salário mínimo pra 600 reais, duplicar o reajuste dos aposentados e pensionistas do INSS, melhorar a educação aumentando em um milhão de vagas nos próximos anos no setor público e no ensino técnico, e criar o PROTEC, assim como o PROUNI para particulares terá como finalidade as escolas técnicas. Pretende melhorar e reforçar a segurança no país e principalmente visa à melhora na saúde pública fornecendo remédios a população e retirando os impostos que somos obrigados a pagar nos mesmos.

Nas propostas de Marina Silva, ela pretende erradicar o analfabetismo. A área da saúde deve receber aumento de recursos. Propõe a redução da taxa de juros. Investir no transporte público, tais como malhas de trens e metrôs. Implantar moradias populares. Fim da expansão da fronteira agrícola. E melhorar o meio ambiente reduzindo desmatamento principalmente.

Entre as propostas que mais atendem as expectativas do povo brasileiro acredito que sejam os investimentos em moradias para famílias mais pobres, fornecimento de remédios de boa qualidade de graça, menos descaso na saúde pública, um plano econômico social sustentável, justiça para todos, que é uma coisa que ainda falta muito nesse país, investimentos na área de transporte e infra-estrutura, controle de inflação, entre muitos outros aspectos importantíssimos.


Aluna: Maria Nathália Ferreira N°: 23 Turma: IA08

quarta-feira, setembro 29, 2010

Propostas dos Candidatos

O cenário político eleitoral do ano de 2010 é composto por 9 candidaturas, à maioria dessas candidaturas é de partidos considerados pequenos. Estes candidatos de partidos “nanicos” usam as eleições como forma de manutenção dos seus partidos, visando um aumento do número dos seus filiados e evitando que os seus partidos acabem. Com isso aparecem apenas 4 candidatos na mídia como figuras principais desta eleição, e são eles: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio.

O candidato Plínio de Arruda (PSOL) se intitula como o representante da esquerda destas eleições, se apresenta como sendo a 3° via destas eleições, sua candidatura é baseada nos ideais do socialismo. Uma das suas principais propostas é a “Petrobrás 100% estatal”, com monopólio estatal da produção e exploração de petróleo. Uma base forte da candidatura de Plínio é a reforma agrária, onde se posiciona totalmente contrário aos latifundiários e a favor do pequeno e médio agricultor, dando com isso total apoio ao MST. Plínio defende a limitação do tamanho da propriedade rural ao tamanho máximo de mil hectares.

A candidata do Partido Verde, Marina Silva, defende um desenvolvimento sustentável, Marina silva é a candidata mais preocupada com a situação ambiental brasileira. Marina defende a utilização de fontes de energias limpas, como a solar e a eólica. Na área social a candidata defende a criação de uma 3° geração de programas sociais, unindo todos os programas existentes em um único cadastro. Para educação marina defende a valorização do professor, essa valorização será na forma de metas, aqueles profissionais que cumprissem as metas a serem estabelecidas receberiam mais dinheiro.

José Serra, candidato pelo PSDB, defende a ampliação do programa bolsa família, ampliando o programa para os jovens. Na área da educação Serra pretende criar o ProTec que seria uma forma de estimular o ensino profissionalizante no país. Na área da segurança Serra promete criar mais um ministério, o Ministério da Segurança Pública, segundo Serra este ministério administraria melhor os problemas da segurança pública. Para a saúde Serra promete a construção de 150 AMEs (Ambulatórios Médicos Especializados).

Dilma Rousseff, candidata do PT a essa eleição, se diz a responsável pelo processo de dar continuidade ao governo do presidente Lula. Para a saúde Dilma pretende ampliar o programa saúde da Família, sobretudo nas regiões mais longínquas do país, e realizar a construção das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), como forma de melhorar o atendimento aos pacientes, além de diminuir os tributos sobre os remédios. Na área social Dilma também é a favor da ampliação do bolsa família, mas sobre tudo Dilma pretende trabalhar duro contra o analfabetismo. A criação do ministério das pequenas e médias empresas é uma das propostas da candidata como forma de fortalecer essas empresas.

No meu ponto de vista o plano de governo que se sobressai sobre os demais é o da candidata Marina Silva, por ela ser a única candidata a defender um desenvolvimento sustentável e se preocupar com a questão ambiental do país, assunto pouco discutido mais de suma importância. Dessa forma se apresenta como a verdadeira 3° via destas eleições. No geral as propostas dos candidatos se equiparam, como a ampliação do bolsa família a valorização dos professores e o incentivo ao ensino profissionalizante. Outro consenso entre os candidatos é que o país precisa urgentemente de uma reforma política, essa preocupação de ambos os candidatos é excelente para nós eleitores, porém entre a intenção e a realização é necessário um grande passo.

Aluno: Guilherme Emanuel de Lima, n°14.

terça-feira, setembro 28, 2010

Avaliação das propostas discutidas em sala.

Neste ano de 2010 ocorre a eleição dos presidenciáveis com os seguintes candidatos: Dilma Roussef (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Levy Fidélix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU), porem no cenário político de hoje se destacam José Serra, Marina Silva, Dilma Roussef e Plínio de Arruda porque aparecem mais nos meios de comunicação defendendo ferrenhamente suas propostas. Plínio de Arruda Sampaio quer a reforma agrária e, também a reforma urbana que o principal objetivo é impedir a especulação imobiliária e, segundo Plínio, a campanha é para defender a natureza e incentivar a agricultura camponesa, porem Plínio tem se preocupado muito em atacar os adversários de uma forma irônica ao invés de se preocupar com a sua campanha, para não fazer o mesmo que os outros, já que, segundo ele, estão fazendo propostas “sem nexo”. Ele também propôs uma redistribuição de renda para cobrar impostos de acordo com a classe, o que não daria certo e não teria uma boa aceitação das classes superiores e também das classes mais baixas que visam a abolição dos impostos. Os meios de comunicação divulgam que uma das maiores propostas de José Serra é a criação de dois novos ministérios: o da segurança, que segundo ele tem um papel fundamental porque a segurança deve ser enfrentada também pelo Governo Federal e não só pelo Estado e tem o ministério para os deficientes físicos que somam mais de 20 milhões de brasileiros. Serra também quer implantar dois professores em sala de aula nas turmas de primeiro ano, com uma professora efetiva e outra estudante de pedagogia das universidades, assim como fez em São Paulo. Essa proposta de dois professores teria uma ótima aceitação no Brasil, assim como teve em São Paulo, apesar de todos os problemas “educacionais” que SP enfrenta. Temos que ter consciência que não são só os professores que fazem a educação, mas também os alunos. Marina Silva, mesmo já tendo sido Ministra do Meio-ambiente não tem seus olhos voltados somente a propostas sobre ele. Marina tem como proposta aumento salarial dos professores que cumprirem as metas para melhoria do sistema educacional, enquanto na economia a política de anistia fiscal será endurecida. No transporte, segundo sua proposta haverá grandes investimentos nas malhas de trens e metrôs e da frota de ônibus, redução das tarifas do transporte público, ajudando os municípios a financiarem esses custos e, por fim, o fim da expansão da fronteira agrícola, o qual Marina é “contra” pois o cultivo de soja, por exemplo, é prejudicial ao solo, principalmente, amazônico. Por fim, Dilma Roussef tem como base os feitos do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (Lula) que, segundo pesquisas divulgadas nos meios de telecomunicação teve 73 % de aprovação dos brasileiros. Deseja-se ampliar programas como o Bolsa Família e implantar novos programas para erradicar a miséria na década que se inicia, contemplar os estudantes com bolsa de estudo e apoio para que não deixem a escola, universalizar o saneamento, reforçar a segurança publica e, no meio-ambiente agregar valores a nossas riquezas naturais para produzir tudo que pode ser produzido no Brasil. No Brasil, o que teria maior aceitação entre os brasileiros seria a educação integral com cursos técnicos e profissionalizantes para que os jovens passem maior tempo na escola e se sintam compromissados com isso, ao invés de ir para escola um período e no outro ficar na rua, assim o jovem já sai do ensino médio com um diploma de técnico em determinado curso e terá uma determinada facilidade em achar um emprego para pagar sua faculdade e/ou ajudar nas despesas da família.

Autor(a): Pâmela Porto da Rosa

Propostas - Eleição 2010

Análise das propostas

No ano de 2010 vão ocorrer eleições para presidente, senadores, deputado federal. deputado estadual e governador. Temos para a escolha 9 candidatos para presidente, muitos eleitores nem sabem ao certo quantos candidatos temos para o voto e principalmente, não sabem das propostas. Os candidatos possuem propostas diferentes e até mesmo engraçadas mesmo sabendo que estão se tratando do futuro de um país. Os comentários sobre essas propostas, propagandas e debates são gerais e cada um possui sua defesa a respeito de um determinado candidato.
Sim, cada candidato possui propostas que podem auxiliar o Brasil, mas será que realmente serão cumpridas? E para cada candidato as propagandas trazem as melhores propostas e as "entrelinhas"? Porque nem tudo é comentado, mostrado para o povo e discutido? Propostas gerais como melhorias na educação, na saúde, nos salários e na moradia são praticamente trazidas por todos os candidatos, algumas com números absurdos, outras com números mais interessantes e possíveis.
A candidata Dilma do PT além de continuar e ampliar as reformas trazidas pelo Lula tras: o combate às desigualdades, sustentabilidade ambiental, investimentos, impulso agrícola, industrial e comercial, desenvolvimento ambiental, acesso a comunicação e fortalecimento do Estado.
O candidato Eymael do PSDC vem com: a aplicação dos valores da democracia cristã, instituir política tributária justa e progressiva, valorização da cultura, políticas para idoso, direito a moradia, inclusão do lazer e serviços públicos.
O candidato Ivan Pinheiro do PCB trás basicamente um programa anticapitalista e antiimperialista para o Brasil.
O candidato Serra do PSDB trás propostas como: criação de 2 novos ministérios, melhorias e aumento dos genéricos, combate a AIDS, auxílio a maternidade e criação de política ou fronteiras.
O candidato Fidelix do PRTB trás como propostas: mini reforma Constitucional, transformação da Bolsa-família em salário-família, eliminação de impostos sobre dez alimentos da cesta básica, titulo de Cidadania, criação do banco de poupança, habitação e segurança e revolução na infraaestrutura nacional.
A candidata Marina do PV trás propostas como: criação de trens e metros, moradias populares, aumento da informática na vida dos brasileiros e valorização da agricultura familiar.
O Plínio do PSOL trás a auditoria da dívida pública, suspensão dos jurus, defesa a soberania nacional, apoio a povos indígenas, contra revitalização e transposição do Rio São Francisco, aplicação de energias renováveis e a reforma urbana.
O candidato Rui Pimenta do PCO trás o aumento do salário mínimo para R$2500,00, terra para todos que plantam e muitos investimentos nas condições de trabalho.
E o candidato Zé Maria que traz: tributação das grandes fortunas e combate a sonegação fiscal, reajuste salarial, reforma agrária e estatização do sistema financeiro.
Propostas gerais são sim esperadas e devem, por seja lá quem for eleito, ser cumpridas. Propostas interessantes a respeito de aumento salarial, moradias, valorização da agricultura, investimento ao lazer, genéricos e redução de impostos são as que mais atendem as expectativas dos brasileiros. O que nos resta é esperar a eleição, com o voto consciente e futuramente esperar pela aplicação das melhores propostas e soluções aos problemas atuais.
Aluna: Kamila Solange Cardoso, nº20