No ano de 2010 vão ocorrer eleições para presidente, senadores, deputado federal. deputado estadual e governador. Temos para a escolha 9 candidatos para presidente, muitos eleitores nem sabem ao certo quantos candidatos temos para o voto e principalmente, não sabem das propostas. Os candidatos possuem propostas diferentes e até mesmo engraçadas mesmo sabendo que estão se tratando do futuro de um país. Os comentários sobre essas propostas, propagandas e debates são gerais e cada um possui sua defesa a respeito de um determinado candidato.
Sim, cada candidato possui propostas que podem auxiliar o Brasil, mas será que realmente serão cumpridas? E para cada candidato as propagandas trazem as melhores propostas e as "entrelinhas"? Porque nem tudo é comentado, mostrado para o povo e discutido? Propostas gerais como melhorias na educação, na saúde, nos salários e na moradia são praticamente trazidas por todos os candidatos, algumas com números absurdos, outras com números mais interessantes e possíveis.
A candidata Dilma do PT além de continuar e ampliar as reformas trazidas pelo Lula tras: o combate às desigualdades, sustentabilidade ambiental, investimentos, impulso agrícola, industrial e comercial, desenvolvimento ambiental, acesso a comunicação e fortalecimento do Estado.
O candidato Eymael do PSDC vem com: a aplicação dos valores da democracia cristã, instituir política tributária justa e progressiva, valorização da cultura, políticas para idoso, direito a moradia, inclusão do lazer e serviços públicos.
O candidato Ivan Pinheiro do PCB trás basicamente um programa anticapitalista e antiimperialista para o Brasil.
O candidato Serra do PSDB trás propostas como: criação de 2 novos ministérios, melhorias e aumento dos genéricos, combate a AIDS, auxílio a maternidade e criação de política ou fronteiras.
O candidato Fidelix do PRTB trás como propostas: mini reforma Constitucional, transformação da Bolsa-família em salário-família, eliminação de impostos sobre dez alimentos da cesta básica, titulo de Cidadania, criação do banco de poupança, habitação e segurança e revolução na infraaestrutura nacional.
A candidata Marina do PV trás propostas como: criação de trens e metros, moradias populares, aumento da informática na vida dos brasileiros e valorização da agricultura familiar.
O Plínio do PSOL trás a auditoria da dívida pública, suspensão dos jurus, defesa a soberania nacional, apoio a povos indígenas, contra revitalização e transposição do Rio São Francisco, aplicação de energias renováveis e a reforma urbana.
O candidato Rui Pimenta do PCO trás o aumento do salário mínimo para R$2500,00, terra para todos que plantam e muitos investimentos nas condições de trabalho.
E o candidato Zé Maria que traz: tributação das grandes fortunas e combate a sonegação fiscal, reajuste salarial, reforma agrária e estatização do sistema financeiro.
Propostas gerais são sim esperadas e devem, por seja lá quem for eleito, ser cumpridas. Propostas interessantes a respeito de aumento salarial, moradias, valorização da agricultura, investimento ao lazer, genéricos e redução de impostos são as que mais atendem as expectativas dos brasileiros. O que nos resta é esperar a eleição, com o voto consciente e futuramente esperar pela aplicação das melhores propostas e soluções aos problemas atuais.
Aluna: Kamila Solange Cardoso, nº20
Nenhum comentário:
Postar um comentário