quarta-feira, setembro 29, 2010

Propostas dos Candidatos

O cenário político eleitoral do ano de 2010 é composto por 9 candidaturas, à maioria dessas candidaturas é de partidos considerados pequenos. Estes candidatos de partidos “nanicos” usam as eleições como forma de manutenção dos seus partidos, visando um aumento do número dos seus filiados e evitando que os seus partidos acabem. Com isso aparecem apenas 4 candidatos na mídia como figuras principais desta eleição, e são eles: Dilma Rousseff, José Serra, Marina Silva e Plínio de Arruda Sampaio.

O candidato Plínio de Arruda (PSOL) se intitula como o representante da esquerda destas eleições, se apresenta como sendo a 3° via destas eleições, sua candidatura é baseada nos ideais do socialismo. Uma das suas principais propostas é a “Petrobrás 100% estatal”, com monopólio estatal da produção e exploração de petróleo. Uma base forte da candidatura de Plínio é a reforma agrária, onde se posiciona totalmente contrário aos latifundiários e a favor do pequeno e médio agricultor, dando com isso total apoio ao MST. Plínio defende a limitação do tamanho da propriedade rural ao tamanho máximo de mil hectares.

A candidata do Partido Verde, Marina Silva, defende um desenvolvimento sustentável, Marina silva é a candidata mais preocupada com a situação ambiental brasileira. Marina defende a utilização de fontes de energias limpas, como a solar e a eólica. Na área social a candidata defende a criação de uma 3° geração de programas sociais, unindo todos os programas existentes em um único cadastro. Para educação marina defende a valorização do professor, essa valorização será na forma de metas, aqueles profissionais que cumprissem as metas a serem estabelecidas receberiam mais dinheiro.

José Serra, candidato pelo PSDB, defende a ampliação do programa bolsa família, ampliando o programa para os jovens. Na área da educação Serra pretende criar o ProTec que seria uma forma de estimular o ensino profissionalizante no país. Na área da segurança Serra promete criar mais um ministério, o Ministério da Segurança Pública, segundo Serra este ministério administraria melhor os problemas da segurança pública. Para a saúde Serra promete a construção de 150 AMEs (Ambulatórios Médicos Especializados).

Dilma Rousseff, candidata do PT a essa eleição, se diz a responsável pelo processo de dar continuidade ao governo do presidente Lula. Para a saúde Dilma pretende ampliar o programa saúde da Família, sobretudo nas regiões mais longínquas do país, e realizar a construção das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), como forma de melhorar o atendimento aos pacientes, além de diminuir os tributos sobre os remédios. Na área social Dilma também é a favor da ampliação do bolsa família, mas sobre tudo Dilma pretende trabalhar duro contra o analfabetismo. A criação do ministério das pequenas e médias empresas é uma das propostas da candidata como forma de fortalecer essas empresas.

No meu ponto de vista o plano de governo que se sobressai sobre os demais é o da candidata Marina Silva, por ela ser a única candidata a defender um desenvolvimento sustentável e se preocupar com a questão ambiental do país, assunto pouco discutido mais de suma importância. Dessa forma se apresenta como a verdadeira 3° via destas eleições. No geral as propostas dos candidatos se equiparam, como a ampliação do bolsa família a valorização dos professores e o incentivo ao ensino profissionalizante. Outro consenso entre os candidatos é que o país precisa urgentemente de uma reforma política, essa preocupação de ambos os candidatos é excelente para nós eleitores, porém entre a intenção e a realização é necessário um grande passo.

Aluno: Guilherme Emanuel de Lima, n°14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário