Neste ano de 2010 serão realizadas as eleições para deputados estaduais, federais, governadores, senadores e presidente. Temos nove candidatos à presidência: Dilma Roussef (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Levy Fidélix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Pimenta (PCO), Zé Maria (PSTU). Desses candidatos os que mais se destacam são o José Serra, a Marina Silva, o Plínio de Arruda Sampaio e a Dilma Roussef.
O candidato José Serra apresenta algumas propostas que darão continuidade ao governo Lula só que com algumas alterações. Ele pretende dar continuidade para o bolsa família, criar novos ministérios (segurança e deficiente), reduzir o ICMS, fazer a regulamentação da emenda 29, dar bolsas de estudo, criar um novo “ProUni”, mas com o nome de “ProTec”, para alunos que querem estudar em escolas técnicas particulares. O candidato prioriza a melhora no atendimento à saúde.
A candidata Marina Silva apresenta diferentes propostas, dentre elas temos a de educação, ela pretende criar um sistema único de educação, pretende criar um programa de terceira geração para que possa ser feito um cadastro único de outros programas para o uso do Ministério do desenvolvimento social, pretende aumentar os impostos de empresas poluentes, pretende trocar os táxis por carros elétricos, entre outras. Ela prioriza o meio ambiente.
O candidato Plínio de Arruda Sampaio é o mais radical, é comunista e pretende trazer a igualdade ao país, ele é a favor da reforma agrária e urbana, pretende extinguir o bolsa família, é o candidato que mais se acha indignado com as propostas dos outros candidatos. Ataca com certa ironia seus rivais.
A candidata Dilma Roussef tem como objetivo no seu mandato continuar o que o Lula começou, ela apóia e luta pela emenda 29, pretende investir em microempresas para aumentar a economia, pretende acabar com a miséria, é a favor de uma reforma política, pretende diminuir os impostos e diminuir o preço dos remédios para que todos tenham acesso aos mesmos.
O povo brasileiro precisa de educação, educação desde pequeno, para que possa votar consciente. Hoje em dia os candidatos trazem diversas propostas, muitas delas são boas e prometem melhoria para o país, mas qual a certeza que temos de que os mesmos irão realizá-las? A educação do povo leva ao conhecimento, a indignação e ao questionamento sobre os candidatos. Muitos brasileiros preferem fechar os olhos em vez de olhar as propagandas políticas, preferem votar no que está ganhando em vez de questionar qual seria o melhor para seu país. Alguns candidatos se beneficiam disso, ajudam as pessoas que possuem menor conhecimento para as mesmas votarem neles. Quando todo o Brasil for educado, tiver senso critico e conhecimento, os candidatos terão que se esforçar muito mais para serem eleitos, e o país irá cada vez mais subir de patamar.
Aluna: Jéssica Weizenmann
Turma: IA08
Nenhum comentário:
Postar um comentário