Em outubro deste ano de 2010, ocorrerão as eleições na qual serão decididos cargos para deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o nosso presidente da república. Será a maior eleição da história do Brasil, que contará com mais de 130 milhões de eleitores. Entre os candidatos ao governo do nosso estado, são oito as possibilidades, destacando os principais: Ideli Salvatti (PT), Raimundo Colombo (DEM ) e Ângela Amin (PP).
Dentre os presidenciáveis temos nove possibilidades. São eles: Dilma Rousseff (PT), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), José Serra (PSDB), Levy Fidelix (PRTB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU).
A presidenciável Dilma Rousseff apresenta propostas que dão continuidade ao governo Lula – o governante que conquistou a maior aprovação da história do Brasil –, ou seja, continuar com o programa “Bolsa Família”, “Minha Casa, Minha vida”, “ProUNI”, além de criação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em todo o Brasil, além de continuar com uma das principais características do governo Lula: distribuição de renda. 20 milhões é o número de brasileiros que saíram da linha da pobreza, e a candidata Dilma tem vários planos para continuar fazendo com que esse número aumente.
O presidenciável José Serra apresenta algumas propostas de continuidade do Governo Lula, como o programa “Bolsa Família”, proposta para aumento imediato do Salário Mínimo e a realização de uma Reforma Previdenciária. Possui planos para a criação de dois novos ministérios (Ministério do Deficiente Físico e Ministério da Segurança Pública) pois acredita que a Segurança Pública não deve ser função do Ministério da Defesa. Além disso possui várias propostas para a Saúde – visto que foi ministro da saúde no governo FHC, com participação marcante na criação dos Genéricos –, entre outras.
A presidenciável Marina Silva possui várias propostas para os mais diversos âmbitos do sistema público. Também têm planos para a continuação de alguns programas do atual governo federal. Tem Educação como um dos temas prioritários, com planos para a valorização “de fato” dos professores, com projetos para aumentos consideráveis nos salários. O principal enfoque da sua campanha e talvez o que mais diferencie das propostas dos outros candidatos é a característica de pensar tudo de forma sustentável. Afirma e defende a idéia de que é possível sim um país como o Brasil desenvolver-se de forma sustentável.
O presidenciável Plínio de Arruda, o mais esquerdista entre os principais presidenciáveis, possui planos que abrangem a Reforma Agrária, Reforma Tributária, Reforma Política e Previdenciária. Defende com unhas e dentes a estatização completa das grandes empresas como a Petrobrás e Caixa. Acredita na socialização da saúde, que todos deverão ser funcionários públicos, desde médicos, enfermeiros etc. Também apresenta diversas propostas na área da educação.
Por fim, por meio deste texto expressei as principais propostas de cada candidato. No meu ponto de vista, as eleições estão desacreditadas no Brasil. E é possível ter essa opinião vista em alguns candidatos que aparecem apenas para brincar com a imagem dos políticos, como o palhaço Tiririca, e que tem expectativa de receber quase um milhão de votos para a câmara dos deputados. Em minha opinião, é necessário dar continuidade ao que está dando certo. É necessário dar continuidade na distribuição de renda, continuar construindo universidades e extensões de universidades, escolas técnicas, entre outras. A educação é um dos pontos mais importantes que devemos observar dentre os presidenciáveis, visto que é a base para tudo. As pessoas devem se conscientizar da importância do dia três de outubro para o futuro da nossa nação, e votar em quem realmente acha que poderá cumprir com as propostas, e não votar por votar, apenas por obrigação e sem ao menos avaliar as principais propostas dos candidatos.
Aluno: Fernando Luiz, nº 12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário