Como de costume de 4 em 4 anos com as eleições, elegemos os futuros representantes que zelarão para um futuro melhor de nosso país, neste ano de 2010 teremos várias escolhas, muitos candidatos e candidatas disputando os cargos de deputados estaduais, federais, governadores, senadores e presidente. Coincidindo com as eleições, ou não, temos também no ano de 2010 a Copa do Mundo de Futebol, onde a imprensa brasileira foca vigorosamente, deixando de lado neste tempo as eleições, e não divulgando as propostas dos candidatos com antecedência para a melhor análise dos eleitores.
Dando foco aos candidatos a presidência da república, temos 9 candidatos que são eles: Américo de Souza (PSL), Dilma Rousseff (PT), Ivan Pinheiro (PCB), José Maria Eymael (PSDC), José Serra (PSDB), Levy Fidélix (PRTB), Marina Silva (PV), Mário de Oliveira(PTdoB),Oscar Silva (PHS), Plínio Sampaio (Psol), Rui Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU). Porém, apenas 4 candidatos com maiores chances de assumir o cargo, pois os outros candidatos são dos chamados partidos pequenos, onde os mesmos buscam nestas eleições promover o partido. As propostas de campanha dos candidatos com maiores chances a presidência da república são as seguintes:
A candidata do PT Dilma Rousseff , busca dar continuidade ao governo do atual presidente Lula. Porém nunca teve um cargo político de destaque. Para a saúde Dilma pretende realizar a construção das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), como forma de melhorar o atendimento aos pacientes, além de diminuir os tributos sobre os remédios e assim melhorar e ampliar o programa saúde da Família. Na área social, Dilma pretende trabalhar duro contra o analfabetismo, e também é a favor da ampliação do bolsa família. Criar um ministério das pequenas e médias empresas é uma das propostas da candidata como forma de fortalecer essas empresas.
O candidato do PSDB José Serra, foca na saúde, promete a construção de 150 AMEs (Ambulatórios Médicos Especializados. Defende também a ampliação do programa bolsa família, ampliando o programa para os jovens. Na área da educação Serra pretende criar o ProTec que seria uma forma de estimular o ensino profissionalizante no país. Na área da segurança Serra promete criar o Ministério da Segurança Pública, que administraria melhor os problemas da segurança pública. Também promete implantar a policia de fronteiras, para diminuir o tráfico de drogas e armas, vindo de países vizinhos.
A candidata do PV Marina Silva, defende um desenvolvimento sustentável. Na área social a candidata defende a criação de uma 3° geração de programas sociais, unindo todos os programas existentes em um único cadastro. Para educação marina defende a valorização do professor. É a candidata que demonstra maior preocupação com a situação ambiental brasileira. Marina defende a utilização de fontes de energias limpas, como a solar e a eólica.
O candidato do PSOL Plínio de Arruda tem uma base forte da candidatura, que é a reforma agrária onde se posiciona totalmente contrário aos latifundiários e a favor do pequeno e médio agricultor, dando com isso total apoio ao MST. Diz ser o representante da esquerda destas eleições, sua candidatura tem por base o socialismo. Tem como principal proposta também, transformar a Petrobrás em 100% estatal com monopólio estatal da produção e exploração de petróleo.
Visto que a participação das mulheres para as candidaturas está aumentando, isso já traz um grande avanço para o nosso país, pois há décadas a traz, nem sequer podiam votar. Ao meu olhar, o candidato que se sobre-sai, com as melhores propostas e promessas, é o candidato do PSDB José Serra, pois ele abrange todas as áreas que necessitam passar por uma mudança em nosso país, é um político de respeito e com experiência necessária para o cargo.
Aluno: Gilvane Rocha Junior, nº13
Nenhum comentário:
Postar um comentário