O último resultado da Webometrics Ranking of World Universities (lista das melhores universidades do mundo) não foi nada bom para as universidades brasileiras. As três principais instituições ranqueadas do país perderam posições nessa lista, que é realizada por um órgão de pesquisa do Ministério da Educação da Espanha.
A principal classificada brasileira, a USP (Universidade de São Paulo) foi considerada a 53ª melhor do mundo. Mas em julho de 2009, a universidade ocupava a 38ª posição. Já a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) pulou da 115ª posição, para a 143ª e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), passou da 134ª para a 222ª.
No mundo, as cinco melhores universidades foram as americanas: Universidade de Harvard (1ª), Massachusetts Institute of Technology (2ª), Universidade de Stanford (3ª), Universidade de Berkeley (4ª) e a Universidade Cornell (5ª).
Sobre o Ranking
O Webometrics Ranking of World Universities é divulgado duas vezes por ano, em janeiro e julho e são analisadas mais de 18 mil instituições de ensino superior.
A classificação leva em conta, principalmente, a visibilidade e o desempenho global da universidade, o que inclui a publicação de artigos e pesquisas - com qualidade - na internet.
Nesse aspecto, é levado em conta número de páginas da universidade, número de links externos que relacionam o domínio da instituição, o número de arquivos na rede e o número de publicações científicas na internet. Os três primeiros itens somam 85% da pontuação da faculdade.
Aluno: Bruno César - nº 08
Nenhum comentário:
Postar um comentário