Em Payerne, na Suiça um avião movido a energia solar realizou seu primeiro vôo noturno utilizando apenas a energia proviente da absorção da luz solar, o avião chamado Solar Impulse possui a mesma envergadura de um Airbus A340, fez um vôo de 26 horas e 9 minutos e entrou para história sendo vôo mais alto e longo já feito na história da aviação solar.
O coordenador do projeto Bertrand Piccard, conhecido por ser o primeiro homem a dar a volta ao mundo em um balão a gás diz que esse é um marco que irá valorizar o potencial das energias renovavéis,"O sucesso deste primeiro voo noturno de um avião com energia solar é crucial para o prosseguimento do projeto Solar Impulse", disse nota dos organizadores.
O Solar Impulse HB-SIA possui 12 mil células fotovoltaicas instaladas nas suas asas de 64,3 metros. Através desse protótipo, os criadores pretendem montar um avião que seja capaz de atravessar o Atlântico e depois, em 2012, que dê a volta ao mundo.
O avião pesa 1.600 quilos (o peso de um carro médio), utiliza quatro motores elétricos, que funcionam através de baterias confeccionadas para o alto desempenho. A fuselagem possui um design projetado para que haja a total economia de energia.
O projeto custou cerca de 100 milhões de francos (95 milhões de dólares), e esta sendo patrocinado pelas empresas Solvay( indústria química belga), a marca de relógios Omega (parte do grupo suíço Swatch) e o banco alemão Deutsche Bank. A francesa Altran foi parceira na engenharia do projeto.
Aluno: Maike Souza
Nenhum comentário:
Postar um comentário